O BULLYING MATA!


O Bullying escolar continua sendo a forma mais covarde de violência entre as crianças, neste ambiente que apenas deveria proporcionar para elas o simples prazer de aprender e estarem aptas a enfrentarem os desafios que a vida escolar proporciona. O Bullying mata a vontade de aprender, a capacidade de se relacionar com outras pessoas, o companheirismo, a confiança, e acima de tudo a dignidade do indivíduo. Tentar identificar tal violência assim que percebemos algo de estranho nas crianças que estão próximas, é primordial para ela tenha novamente a capacidade de se envolver plenamente em sua vida escolar sem que deixe marcas ou sequelas mais abrangentes. A nossa luta é diária e incansável, pois em muitos casos a criança que está sofrendo o bullying sofre em silêncio, guardando para si uma grande angústia, e em casos mais severos podem até levar a um quadro de depressão. Estar próximo das crianças e manter sempre um diálogo aberto, pode ajudar a identificar alguns sinais de que algo não está bem.

COMO IDENTIFICAR O BULLYING?

 O alvo do bullying costumam ser crianças com baixa autoestima e retraídas tanto na escola quanto em casa. Por essas características, é muito difícil que ela reaja e procure ajuda na escola ou mesmo em casa. Além dos traços psicológicos, as crianças desse tipo de violência costuma apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturas, étnicos e religiosos.

O QUE LEVA UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE A PRATICAR O BULLYING?

 São diversos os fatores estudados, entre eles violência em casa, permissividade, falta de imposição de limites, ausência de afeto, influencia da mídia, videogames até mesmo jogos virtuais.
O Bulliyng geralmente é praticado por pessoas que não conseguiram transformar sua raiva em diálogo e que o sofrimento do outro não é motivo para que ele deixe de agir, pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido.
Tal violência é deliberada, intencional, tramada e planejada. A busca pela popularidade, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si pode levar o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações e depreciações.
Engana-se quem pensa que isto é coisa de idade e que com o tempo passa, que é uma simples brincadeira ou que os alunos superam ou resolvem isto sozinhos.
Sendo assim, quando identificamos um possível caso de bullying é importante que o agredido tenha a autoestima fortalecida e sentir que está em um ambiente seguro para falar sobre o ocorrido. Trazer para a aula situações hipotéticas, como realizar atividades com trocas de papéis, são ações que ajudam a conscientizar toda a turma.

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